terça-feira, 25 de maio de 2010

Inaugurado o primeiro trecho da Linha 4-Amarela do Metrô, em São Paulo


As duas novas estações têm uma esteira rolante para transportar os passageiros da estação Paulista à Consolação, e vice-versa. As plataformas de embarque também contam com portas de vidro, que se abrirão juntamente com as do trem, protegendo a queda de usuários e objetos nos trilhos.


Construção de toda a extensão será finalizada até a Copa de 2014. Esta é a primeira linha do País operada por um grupo privado

Ana Paula Rocha

O Governo de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (25), as estações Paulista e Faria Lima da Linha 4-Amarela do Metrô. Esta é a primeira linha do País operada por um grupo privado, o consórcio ViaQuatro, formado pelas construtoras Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa e as empresas do ramo de transporte Serveng-Civilsan e Brisa.

Carol Teresa/Divulgação Metrô
Estação Pinheiros

O trecho inaugurado tem 3,6 km de extensão e liga a estação Paulista, situada na Rua da Consolação, perto do cruzamento com a Avenida Paulista, à estação Faria Lima, localizada no largo da Batata, em Pinheiros. O trecho também compreende as estações Fradique Coutinho e Oscar Freire, mas apenas as duas inauguradas hoje entraram em funcionamento.

Quando estiver totalmente pronta, a Linha 4-Amarela terá 12,8 km de extensão e 11 estações, ligando a região da Luz, no centro da capital, ao bairro de Vila Sônia, na zona Oeste. Até o final de 2010, serão inauguradas as estações Butantã, Pinheiros, República e Luz. Já entre 2012 e 2014, estarão prontas também as estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

A Linha 4-Amarela integra-se com a Linha 2-Verde na Estação Consolação, com a Linha 1-Azul na Estação Luz, com a Linha 3-Vermelha na Estação República e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM na Estação Pinheiros.

O governo estadual está arcando com mais de 70% dos custos da construção da linha. O restante é custeado pelo consórcio Via Amarela, formado pelas construtoras Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e pelo grupo industrial francês Alstom.

Izan Peterle/Divulgação Metrô
Estação Paulista

Por enquanto, a linha funcionará em operação assistida, de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h, sem a cobrança de tarifa. A transferência da Linha 2-Verde para a Linha 4-Amarela estará liberada. Já os usuários que migrarem da Linha 4 para a Linha 2-Verde terão de pagar a tarifa na Estação Consolação.

Parceria Público-Privada

O consórcio ViaQuatro será responsável pela operação da Linha 4-Amarela nos próximos 30 anos, sendo que e a fiscalização será de responsabilidade do governo do Estado. Durante esse período, 100% do que for arrecadado com as tarifas e uso dos espaços do Metrô ficará com as empresas privadas.

O governo do Estado, por sua vez, receberá 50% do valor das tarifas dos passageiros que utilizarem a Linha 4 a partir da integração com outras linhas, e ainda terá de recompensar as empresas, caso a arrecadação com a operação seja muito menor que o estimado na assinatura do contrato.

Tecnologias

As novas estações do metrô são subterrâneas e tentam aproveitar, ao máximo, a iluminação natural. Na parte externa, as fachadas possuem revestimento em placas metálicas e portões de vidros.

Carol Teresa/Divulgação Metrô
Esteiras rolantes

As duas novas estações têm uma esteira rolante para transportar os passageiros da estação Paulista à Consolação, e vice-versa. As plataformas de embarque também contam com portas de vidro, que se abrirão juntamente com as do trem, protegendo a queda de usuários e objetos nos trilhos.

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