Marcha para Jesus leva 5 milhões para as ruas de São Paulo
Mais de 5 milhões de pessoas participaram da 19ª edição da Marcha para Jesus, que começou por volta das 10h desta quinta-feira (23/06) em São Paulo. Os participantes passaram pela avenida Santos Dumont e praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira. Todo o percurso foi interditado para o tráfego de veículos. Durante o dia, cerca de 35 bandas e grupos de música gospel se apresentaram na praça Campo de Bagatelle. Os shows devem prosseguiram até as 21h30. Considerado o maior evento cristão e popular do mundo, neste ano o tema foi “A Marcha da Fé”.Evento oficial
A Marcha para Jesus faz parte do calendário oficial do País desde setembro de 2009, quando a Lei Federal 12.025 foi sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em São Paulo, o evento conta com o apoio da prefeitura de São Paulo, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), SPTrans, São Paulo Turismo e Policia Militar.
A organização também disponibilizou um ambulatório com mais de 200 profissionais da área da saúde, divididos entre médicos e enfermeiros, que ficaram de plantão durante todo o evento.
Além disso, houve um local exclusivo para pessoas com deficiências físicas e auditivas.
Breve história da Marcha para Jesus
A primeira Marcha para Jesus aconteceu em 1987, em Londres (Inglaterra), e foi organizada pelo pastor Roger Foster, além dos compositores Graham Kendrick, Gerald Coates e Lynn Green. O propósito inicial era tirar a igreja cristã de dentro de “quatro paredes” e mostrar que estava viva e presente na sociedade.
Em 1989, mas de 45 cidades marcharam em todo o Reino Unido e também em Belfast (capital da Irlanda), onde seis mil católicos e protestantes se reuniram em um sinal visível da força do nome de Jesus Cristo. Naquele dia, 200 mil cristãos estiveram unidos em toda a nação, fato que voltou a se repetir em 1990 e 1991.
Em 1992, a Marcha para Jesus tornou-se um evento mundial de louvor e adoração a Deus, chegando à América Latina, Ásia e África. No ano de 1993, chegou ao Brasil, quando aconteceu a primeira edição do evento em São Paulo. Naquele ano, a Marcha saiu da Avenida Paulista, desceu a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e chegou ao Anhangabaú para a concentração.
Seis anos depois, cerca de 10 milhões de pessoas de mais de 170 países marcharam para celebrar o nome de Jesus Cristo. Cidadãos de diversas religiões, idade e raças saíram às ruas em países como Argentina, Canadá, Colômbia, Cuba, EUA, Finlândia, França, Itália, Japão, Moçambique, Rússia, entre outros.