quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

SP: Ponte Estaiada terá decoração de Natal sustentável


Alpinista monta a árvore com mais de 100 m de altura e 70 m de largura nos estaios da ponte Foto: Fator Vertical/Divulgação

Dez alpinistas participaram da montagem da nova iluminação
26 de novembro de 2009
Foto: Fator Vertical/Divulgação

Rafael Nardini
Direto de São Paulo

A decoração de Natal da ponte Octávio Frias de Oliveira, conhecida como Ponte Estaiada, localizada na zona sul de São Paulo, será inaugurada na próxima sexta-feira (4) e terá uma série de novidades. Os cabos que dão sustentação ao mais novo cartão-postal da capital serão iluminados em forma de uma árvore natalina com 100 m de altura e 70 m de largura e um Papai Noel de 12 m vai "saudar" os paulistanos. Outra novidade é que a festa será sustentável, já que a tecnologia usada no projeto consume 90% a menos de energia. Segundo organizadores, o consumo é comparável ao de apenas um chuveiro elétrico.

A ponte terá 30 programações diferentes para os 10 km de luz representados pela tecnologia LED - usada nos mais novos modelos de televisores. Dentre as animações previstas está a queda de neve sobre o pinheiro natalino e a alternância permanente de cores. A montagem da iluminação, que não havia sido terminada até esta sexta-feira (27), conta com 10 alpinistas profissionais e uma equipe de cerca de 30 profissionais.

"Meu escritório fica de frente para a ponte e, olhando para ela, fica meio óbvio a relação com uma árvore", disse Marco Scabia, sócio-diretor da Mix Branding Experience, a agência idealizadora do projeto. Apesar disso, engana-se quem pensa que a o processo de criação foi fácil. "Começamos a planejar a intervenção em fevereiro", afirmou ele.

Além da árvore e de um Papai Noel, a decoração vai mostrar mensagens de final de ano que poderão ser vistas a mais de 1 km de distância. Um concurso escolherá as melhores frases para serem exibidas no centro da ponte, nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro de 2010. A Telefônica patrocina a decoração deste ano, que não teve o custo divulgado.

Nenhum comentário: