terça-feira, 8 de maio de 2012

Dono de pousada atingida por tromba d’água calcula prejuízo de R$ 200 mil (Postado por Lucas Pinheiro)

A tromba d’água que atingiu Praia de Juquehy, em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, destruiu parte de uma pousada instalada na faixa de areia. O fenômeno, ocorrido no domingo, causou prejuízo de ao menos R$ 200 mil, segundo cálculo de seu proprietário.

“Tinha uma estrutura de madeira, coberta com vidro e com pé-direito de cinco metros, que caiu. Está tudo no chão”, disse ao G1 o empresário Eduardo Costa Guimarães, de 42 anos. Apesar de ter causado a destruição do salão, a tromba d'água não abalou a estrutura da pousada Chez Louise et Louis.

O estabelecimento está fechado desde domingo para limpeza. Algumas reservas tiveram de ser canceladas. Apesar do prejuízo financeiro, ninguém se feriu lá.

A retirada dos escombros demora por conta da dificuldade em retirar o material. “Lá tinha vigas de maçaranduba e cada uma pesa uns 250 quilos”, afirmou. acrescentando que espera finalizar o quanto antes a limpeza. “Tenho um casamento agendado para daqui a 15 dias. Vou fazer uma obra emergencial e depois acontece a reforma definitiva.”

A tromba d’água se forma no mar, com o choque de temperaturas entre a água quente e o ar frio. Quem viu o fenômeno disse que a água parecia ser sugada pelas nuvens, formando uma espiral. Os ventos de 80 km/h a 120 km/h atingiram uma área de 800 metros de extensão na praia.

Destruição
Duas casas que tiveram suas estruturas comprometidas vão ser demolidas, segundo a Defesa Civil do município. Em uma delas, o telhado foi destruído e no segundo andar, feito de madeira, as paredes se deslocaram. Uma viga de madeira saiu do lugar. De acordo com o coordenador Carlos Eduardo dos Santos, outros 25 imóveis foram danificados. Como as casas atingidas são em sua maioria de veraneio, estavam quase todas vazias no momento em que a tromba d'água atingiu a praia.

Funcionários da Prefeitura de São Sebastião faziam a limpeza das vias da região atingida na manhã desta terça-feira (8), retirando principalmente as 37 árvores que caíram por causa dos ventos fortes. Segundo Santos, a reconstrução das casas atingidas também já foi iniciada pelos seus donos. “Estamos fornecendo lonas para as residências que tiveram problemas nos telhados. Assim, se chover, vai evitar infiltrações e danos aos bens pessoais”, afirmou.

Durante o fenômeno, um poste caiu, causando a falta de luz na região por algumas horas. Segundo Santos, o poste foi trocado por volta das 16h de segunda (7). Desde então, não houve registro de falta de energia elétrica.

Nenhum comentário: