De volta para o futuro Empurrado pelo ingresso de Lula, Dilma Rousseff e Marta Suplicy na campanha, Fernando Haddad abandonou o ar "blasé" e vestiu o figurino de candidato do PT. Em marco da nova fase, dirigiu-se ontem a sindicalistas, fazendo, segundo aliados, sua primeira fala com "sangue nos olhos", voltada sobretudo para a população de baixa renda e eivada de ataques ao PSDB. Ao criticar FHC, o petista tenta "colar" a candidatura de José Serra ao ex-presidente, que levou o mensalão à TV. Tricô 1 Quem acompanhou o acordo para levar Marta ao Ministério da Cultura garante que o convite de Dilma foi feito dias antes do anúncio de que ela entraria na campanha de Haddad.
Tricô 2 As tratativas entre a senadora e a presidente foram amarradas em três conversas no Palácio da Alvorada nas últimas semanas, mas a escolha só seria anunciada após a eleição municipal. O embate entre Ana de Hollanda e o Planejamento precipitou a troca de comando.
Plano de voo Senadores do PT afirmam que Marta só aceitou entrar na campanha de Haddad após o convite. "Ela deixou claro mais de uma vez que estava feliz fora da campanha e viajaria para a Europa", lembra um colega. #ficaadica Nas conversas com Dilma, Marta se queixou do Senado e repetiu que tem perfil mais "executivo". Cadê? Puxador de votos da coligação de José Serra, o futuro senador Antonio Carlos Rodrigues (PR) omite o nome do candidato a prefeito na sua propaganda em panfletos, placas, cavaletes e banners. Na TV, pediu para veicular inserções de produção própria, escapando à padronização do QG serrista.
Tá combinado Aos tucanos, Rodrigues diz que está cumprindo estritamente seu compromisso com Serra, firmado no anúncio da aliança com o PR: levá-lo a atividades em seus redutos na periferia.
Dois coelhos De um membro do QG de Celso Russomanno (PRB), sobre a ida de Marta para a Cultura: "De uma vez Dilma tira dois problemas do horizonte do PT num eventual segundo turno: garante a ministra no palanque e atrai o PR para Haddad, caso Serra fique fora".
Três coelhos Já um petista paulista observa que, para limpar o caminho para Haddad, Dilma congestionou seu ministério de candidatos ao governo de São Paulo em 2014: Marta se juntará a Aloizio Mercadante (MEC) e Alexandre Padilha (Saúde). Torniquete Um dado do Datafolha pode tranquilizar os tucanos: o percentual de eleitores de Serra que se dizem totalmente decididos pulou de 59% para 70% em uma semana, o que pode indicar que a hemorragia de votos está controlada.
SOS 1 Aliados de Humberto Costa lembram a fala de Lula em vídeo quando o petista anunciou sua candidatura para pressionar o ex-presidente a ir ao Recife ajudar o aliado, em franco declínio segundo as pesquisas. SOS 2 Na gravação, Lula dizia aos "compatriotas de Recife" que estava curado do câncer e emendava: "Em setembro estarei aí para trabalhar a candidatura do Humberto Costa para prefeito''.
Tô fora O novo ministro do STF, Teori Zavascki, deverá dizer aos senadores na sabatina da Comissão de Constituição e Justiça que, mesmo se chegar a tempo à corte, não votará no mensalão.
Visita à Folha Nino Oliveira Toldo, presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Samuel Figueiredo, assessor de imprensa.
*
TIROTEIO
"A tal cartilha não pode ser obra do PSDB. Ela é um artifício próprio de delinquentes morais e políticos."
DO DEPUTADO CAMPOS MACHADO (PTB), sobre a cartilha distribuída para eleitores na capital paulista que tenta desqualificar Celso Russumanno (PRB).
*
CONTRAPONTO
Portas em automático
Em campanha para destravar projetos de interesse da classe estudantil no Congresso, Daniel Iliescu, presidente nacional da UNE, e Manuela Prado, dirigente da Ubes, abordaram o líder da base do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), num voo para Brasília ontem.
--Queremos que libere para votação o projeto do pré-sal, que o senhor retirou para vistas --, pediu Iliescu.
O texto em questão destina 50% do fundo do pré-sal para investimento em educação, ciência e tecnologia. Surpreso, o senador peemedebista reagiu:
--Assim tenho de atendê-lo. Quer reunião quando?
Nenhum comentário:
Postar um comentário