domingo, 30 de dezembro de 2012

Haddad vai buscar recursos com convênio e apoio privado

30 de dezembro de 2012 | 7h 41
 
 
AE - Agência Estado
O time de 26 secretários municipais indicados pelo prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), não terá apenas a missão de administrar recursos públicos de acordo com compromissos firmados em campanha. A partir de terça-feira, eles terão também a função de buscar verba para engordar o caixa. A primeira ordem é mapear possíveis convênios com a União e o Estado.


O segundo passo também já está traçado. Para cumprir o ousado plano de governo aprovado nas urnas, avaliado em mais de R$ 20 bilhões, Haddad espera ter o apoio da iniciativa privada. E para essa busca vê no secretário municipal de Finanças, Marcos Cruz, seu principal aliado. Ex-sócio da consultoria McKinsey, o executivo de 37 anos é considerado uma das peças-chave da gestão. Foi escalado para desenvolver um plano de negócios que una a força da máquina pública com a agilidade empresarial.

Indicado pelo industrial Jorge Gerdau, criador do Movimento Brasil Competitivo (MBC) - grupo de empresários que busca desenvolver programas de eficiência em todas as esferas de governo -, Cruz tem o aval da presidente Dilma Rousseff, que defende uma política de otimização de recursos. No governo federal, acordo recente entre o MBC e o Ministério do Planejamento rendeu uma auditoria informal, comandada pelo secretário.

Experiente, o novo secretário tem trânsito livre entre líderes partidários do País. Além do PT, já prestou serviços ao PSDB de Minas, ao PMDB do Rio e ao PSB de Pernambuco. Discreto, é avesso a entrevistas, mas sabe como prender a atenção de um grupo de empresários. Aos colegas, costuma dizer que gestão benfeita é o que assegura uma reeleição.

Para aproveitar a influência do executivo no meio empresarial, Haddad entregou a Cruz a missão de firmar parceiras público-privadas (PPPs) para áreas essenciais, como transportes e habitação. No início de dezembro, a convite da Odebrecht, visitou as obras do Porto Maravilha, projeto de revitalização da zona portuária do Rio, consideradas modelo para São Paulo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Notícias relacionadas:

    sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

    Muro cai e mata sete pessoas na região central de Sorocaba, SP (Postado por Lucas Pinheiro)

    Um muro da antiga fábrica de tecidos Cianê desabou e matou pelo menos sete pessoas na noite desta quinta-feira (20), na região central de Sorocaba (SP). Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros confirmaram as mortes. Além disso, uma vítima leve foi encaminhada para o Hospital Regional.

     De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a queda da estrutura com mais de 10 metros de altura atingiu pedestres, motos e carros que passavam pelo local.

    Viaturas de resgate estão no local verificando a ocorrência: foram contabilizados quatro carros e uma moto sob os escombros. Segundo informações da Guarda Municipal, que também auxilia nos trabalhos, uma criança estaria entre os mortos.

    A estrutura que desabou pertence a uma fábrica de 1913, que está sendo restaurada para a construção de um shopping. Ela está localizada perto da ponte que fica na rua Comendador Oeterer, que dá acesso à rua Álvaro Soares. Ao lado, funciona o maior terminal de ônibus da cidade. O acidente aconteceu por volta das 19h e havia congestionamento na rua.

     O Corpo de Bombeiros trabalha com a hipótese de que tenha ocorrido infiltração de água, pois chovia forte na cidade no momento da queda do muro. A causa só será confirmada após laudo técnico da perícia.

    A Prefeitura de Sorocaba informou que disponibilizou todas as equipes da Defesa Civil e SAMU para atender a ocorrência. A Cantata de Natal na Estação Ferroviária foi cancelada para liberar o tráfego da avenida Afonso Vergueiro. Ainda segundo a prefeitura, a obra tinha sido liberada, porque estava regular. O prefeito Vitor Lippi está no local acompanhando as buscas.

    segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

    Corintianos tomam Paulista por 8 horas (Postado por Lucas Pinheiro)



    A Avenida Paulista foi totalmente liberada para o trânsito por volta das 19h15 deste domingo (16), apos ser fechada pela torcida do Corinthians, que ocupou faixas da via para festejar o título Mundial de Clubes.

    Os torcedores seguiram em direção à Praça da República, no Centro, ocupando duas faixas da Avenida Consolação. Policiais e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) acompanhavam a festa da torcida. Por volta das 20h, a Avenida Consolação já tinha sido totalmente liberada para os veículos.

    A Avenida Paulista, que ficou praticamente sem movimento durante o começo da manhã e durante o jogo, começou a receber torcedores logo depois da partida.

    No período 11h30 e 16h, a via alternou períodos com bloqueio total ou com apenas um dos seus sentidos de tráfego fechado.

    Além da Paulista, a CET registrou ao menos outros três bloqueios em vias da capital paulista por causa da celebrações de torcedores.

    Bloqueios
    Segundo a CET, também foram bloqueados temporariamente outros três pontos na capital: o primeiro ponto foi a pista local da Marginal Tietê, junto à Rua Cristina Tomás, próximo da quadra da Gaviões da Fiel. A interdição ocorreu na faixa da direita, no sentido Ayrton Senna.

    Outro ponto de bloqueio foi a Avenida do Cursino, na altura do 4.500, com ocupação total. Na Zona Norte, onde grupos se aglomeraram em bares para acompanhar o jogo, ruas foram interditadas para a comemoração da torcida. Torcedores chegaram a subir em um ônibus na Avenida Luiz Dumont Villares.

    Polícia Militar e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditaram um trecho da Av. Luiz Dumont Villares para impedir confusão na comemoração corintianos. O trânsito foi interrompido no sentido bairro, próximo à rua Eduardo Espíndola Filho.

    domingo, 16 de dezembro de 2012

    Corinthians derrota o Chelsea e é bicampeão mundial

    Timão ganha por 1 a 0 e interrompe hegemonia europeia no torneio

    • Timão ganha por 1 a 0 e interrompe hegemonia europeia no torneio (© Reuters)
    Anterior1 de 32Próxima


    O Corinthians conquistou o mundo pela segunda vez. Em um jogo bastante movimentado, o time brasileiro derrotou o Chelsea por 1 a 0, neste domingo, em Yokohama (Japão), e faturou o título do Mundial de Clubes. O gol da vitória corintiana foi marcado pelo centroavante Guerrero, aos 25 minutos do segundo tempo. O atacante peruano voltou a brilhar e se tornou o grande nome da conquista alvinegra, já que havia feito o gol da vitória sobre o Al Ahly na semifinal.

    A vitória corintiana foi decidida nos 45 minutos finais, depois de um primeiro tempo de jogo bastante veloz de ambas as equipes. Na etapa final, o Timão dominou a maior parte do tempo e só pecou quando chegava perto da área adversária. Mas esse sufoco acabou quando Guerrero aproveitou rebote, após chute de Danilo e jogada bem trabalhada por Paulinho e Jorge Henrique, e cabeceou para o gol que já não tinha a presença de Cech.

    Apesar de ter sido o artilheiro e único corintiano a marcar gols no Mundial, Guerrero não foi eleito o melhor jogador do campeonato. O vencedor nesse quesito foi o goleiro Cássio, que teve participação decisiva, com defesas importantes ao longo do jogo.

    Com a vitória, o Corinthians se iguala ao Santos, que também tem dois títulos mundiais. O primeiro título do Timão havia sido em 2000, quando superou o Vasco, no Maracanã, na disputa por pênaltis. À frente da dupla paulista, está apenas o São Paulo, dono de três títulos mundiais.

    Leia mais sobre a vitória corintiana