quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Campanha de Kassab traça possível estratégia para 2º turno; assessoria nega





WANDERLEY PREITE SOBRINHO
colaboração para a Folha Online

A coordenação da campanha do prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), está tão empolgada com a subida do democrata nas últimas pesquisas de intenção de votos que já está planejando a estratégia para enfrentar Marta Suplicy (PT) em um possível segundo turno.

A Folha Online apurou que a campanha pretende mirar nos eleitores antipetistas e sonha com a participação do tucano Geraldo Alckmin até no programa eleitoral. Em conversa com correligionários, Kassab já marcou data para passar o tucano nas pesquisas.

Outro lado

Na noite desta quinta-feira, a assessoria de Kassab negou que exista qualquer planejamento ou fato nesse sentido.

Baseada nas pesquisas que apontam maior dificuldade de vencer Alckmin no segundo turno, a campanha de Marta começou a devolver as provocações de Kassab a fim de polarizar a campanha com ele. Por este motivo, os democratas chegaram à conclusão de que já precisam traçar uma estratégia para vencer Marta caso deixem Alckmin pelo caminho.
Folha Imagem
Empolgada, campanha do prefeito Gilberto Kassab já traça estratégia para enfrentar a petista Marta Suplicy no segundo turno
Empolgada, campanha do prefeito Gilberto Kassab já traça estratégia para enfrentar a petista Marta Suplicy no segundo turno

A coligação que pretende reeleger Kassab avalia que só vencerá Marta no segundo turno se a campanha trabalhar pela conquista dos antipetistas ao invés de ficar reforçando as "qualidades" de Kassab. Para eles, o eleitorado de Alckmin no segundo turno não é formado por alckmistas, mas por antipetistas que encontram nele a alternativa à Marta. Com o tucano fora do páreo, a campanha precisaria apresentar Kassab como alternativa, evitando que os antipetistas acabem anulando o voto ou votando em branco. A adesão dos malufistas, por exemplo, é contada como certa.

Mas a aposta mais ambiciosa dos kassabistas é o apoio explícito de Alckmin a Kassab no próximo turno, inclusive com aparições do tucano no programa eleitoral. Para os democratas, se Alckmin não avançar para o próximo turno ele se sentirá obrigado a embarcar na campanha do atual prefeito ou não terá clima para conviver com a ala do PSDB partidária do governador José Serra (PSDB).

Se Alckmin perder a eleição depois de enfrentar o governador --que nos bastidores prefere a reeleição de Kassab--, sua única chance de receber o apoio de Serra na campanha para o governo do Estado em 2010 é se reabilitando com ele ao declarar voto em Kassab e participando ativamente da disputa.

Segundo kassabistas, a outra aposta é a participação do próprio Serra no segundo turno. Além de aliado do atual prefeito, Serra deve entrar na disputa já de olho nas eleições presidenciais daqui a dois anos. Sua intenção é já se colocar como contraponto ao PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve aparecer ainda mais na campanha de Marta na próxima fase eleitoral.

Data marcada

A todos os correligionários com quem conversa em reservado, Kassab faz questão de falar sobre pesquisas internas que o apontariam tecnicamente empatado com Alckmin. A interlocutores ele até estipulou uma data para passar Alckmin nas pesquisas: dia 25 de setembro. Se até lá isso não acontecer, seria difícil ultrapassar o tucano a tempo.

Nenhum comentário: