Agora, a partir deste Blog, você poderá acessar o site do Jornal "Estado São Paulo" (Estadão) e ler as notícias do dia, independentemente de nossas postagens. Basta clicar no LINK que está situado ao lado direito desta página, logo abaixo dos LINKS "Google News" e "edsonpaim.com.br", os quais se clicados, conduzem o leitor às últimas Notícias dos Municípios, dos Estados, do País e do Mundo, publicadas em ambos. CONFIRA!
terça-feira, 25 de maio de 2010
Inaugurado o primeiro trecho da Linha 4-Amarela do Metrô, em São Paulo
As duas novas estações têm uma esteira rolante para transportar os passageiros da estação Paulista à Consolação, e vice-versa. As plataformas de embarque também contam com portas de vidro, que se abrirão juntamente com as do trem, protegendo a queda de usuários e objetos nos trilhos.
Construção de toda a extensão será finalizada até a Copa de 2014. Esta é a primeira linha do País operada por um grupo privado
Ana Paula Rocha
O Governo de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (25), as estações Paulista e Faria Lima da Linha 4-Amarela do Metrô. Esta é a primeira linha do País operada por um grupo privado, o consórcio ViaQuatro, formado pelas construtoras Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa e as empresas do ramo de transporte Serveng-Civilsan e Brisa.
Carol Teresa/Divulgação Metrô
Estação Pinheiros
O trecho inaugurado tem 3,6 km de extensão e liga a estação Paulista, situada na Rua da Consolação, perto do cruzamento com a Avenida Paulista, à estação Faria Lima, localizada no largo da Batata, em Pinheiros. O trecho também compreende as estações Fradique Coutinho e Oscar Freire, mas apenas as duas inauguradas hoje entraram em funcionamento.
Quando estiver totalmente pronta, a Linha 4-Amarela terá 12,8 km de extensão e 11 estações, ligando a região da Luz, no centro da capital, ao bairro de Vila Sônia, na zona Oeste. Até o final de 2010, serão inauguradas as estações Butantã, Pinheiros, República e Luz. Já entre 2012 e 2014, estarão prontas também as estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.
A Linha 4-Amarela integra-se com a Linha 2-Verde na Estação Consolação, com a Linha 1-Azul na Estação Luz, com a Linha 3-Vermelha na Estação República e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM na Estação Pinheiros.
O governo estadual está arcando com mais de 70% dos custos da construção da linha. O restante é custeado pelo consórcio Via Amarela, formado pelas construtoras Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e pelo grupo industrial francês Alstom.
Izan Peterle/Divulgação Metrô
Estação Paulista
Por enquanto, a linha funcionará em operação assistida, de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h, sem a cobrança de tarifa. A transferência da Linha 2-Verde para a Linha 4-Amarela estará liberada. Já os usuários que migrarem da Linha 4 para a Linha 2-Verde terão de pagar a tarifa na Estação Consolação.
Parceria Público-Privada
O consórcio ViaQuatro será responsável pela operação da Linha 4-Amarela nos próximos 30 anos, sendo que e a fiscalização será de responsabilidade do governo do Estado. Durante esse período, 100% do que for arrecadado com as tarifas e uso dos espaços do Metrô ficará com as empresas privadas.
O governo do Estado, por sua vez, receberá 50% do valor das tarifas dos passageiros que utilizarem a Linha 4 a partir da integração com outras linhas, e ainda terá de recompensar as empresas, caso a arrecadação com a operação seja muito menor que o estimado na assinatura do contrato.
Tecnologias
As novas estações do metrô são subterrâneas e tentam aproveitar, ao máximo, a iluminação natural. Na parte externa, as fachadas possuem revestimento em placas metálicas e portões de vidros.
Carol Teresa/Divulgação Metrô
Esteiras rolantes
As duas novas estações têm uma esteira rolante para transportar os passageiros da estação Paulista à Consolação, e vice-versa. As plataformas de embarque também contam com portas de vidro, que se abrirão juntamente com as do trem, protegendo a queda de usuários e objetos nos trilhos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário