domingo, 26 de agosto de 2012


2 19h43

Fernando Haddad é 




entrevistado pelo 




SPTV



Veja entrevista com o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo.
Candidatos falaram ao programa ao longo da semana.


G1 SP

O candidato à Prefeitura de São Paulo Fernando Haddad, do PT, foi entrevistado ao vivo neste sábado (25) no SPTV pelo apresentador Carlos Tramontina.
Na segunda (20), o entrevistado foi Paulinho da Força (PDT), na terça-feira, José Serra (PSDB), na quarta, Gabriel Chalita (PMDB), na quinta-feira, Soninha Francine (PPS) e na sexta-feira (24), Celso Russomanno (PRB). Fernando Haddad (PT) fecha as entrevistas neste sábado (25).
A ordem da série de entrevistas foi definida em sorteio.
Veja acima a íntegra, em vídeo, da entrevista com Fernando Haddad. Abaixo, leia a transcrição das perguntas e respostas.
Carlos Tramontina: Boa noite, candidato.
Fernando Haddad: Boa noite, Tramontina.
Carlos Tramontina: Durante 30 anos, Paulo Maluf foi adversário do seu partido. Maluf é acusado de desviar dinheiro dos cofres da Prefeitura e se ele sair do país pode ser preso pela Polícia Internacional. O PT sempre criticou as políticas de Maluf. Agora, ao aliar-se com ele de certa forma não mostra-se conivente com tais práticas.

Fernando Haddad: Tramontina, muito boa noite. Boa noite aos telespectadores da Rede Globo. Na verdade, uma coisa não tem nada a ver com a outra. O PP é um partido progressista que apoia o governo Lula desde 2004, inclusive, está à frente do Ministério das Cidades, que é um ministério muito importante para as políticas públicas que eu quero implementar na cidade de São Paulo. Transporte público, corredores, habitação, saneamento básico. Apoia também o governo Alckmin, está desde a eleição do Alckmin em 2010 no governo do estado, o Partido Progressista. Então apoio dos partidos da base do governo Dilma nós queremos, porque nós queremos uma grande coalisão de apoio na cidade de São Paulo. Agora, eu te dizer que apesar de estar na minha eleição eu estou há 11 anos na vida pública. Eu participei da administração da prefeita Marta, do presidente Lula e presidente Dilma. E nesses 11 anos, seis e meio, dos quais à frente do ministério que tem o dobro do orçamento da cidade de São Paulo, você não vai ver na minha biografia nenhuma insinuação a respeito de conduta ética e lisura com recursos públicos.

Carlos Tramontina: O senhor tem dito que se for prefeito vai usar o dinheiro do governo federal e recursos da Prefeitura para construir 150 mil vagas nas creches da cidade. Nos seis anos e meio que o senhor foi ministro da Educação, o senhor não pode ajudar contribuindo para abrigar pelo menos uma parte das crianças de São Paulo?
Fernando Haddad: Infelizmente, Tramontina, a Prefeitura recusou R$ 250 milhões que nós queríamos investir na construção de creches públicas na cidade de São Paulo. Eu sou o ministro que mais ampliou o acesso à educação infantil da história do Brasil. Em 2000, o atendimento à creche era de 9%. Eu entreguei o ministério com 23% de atendimento, 80% na pré-escola.
Carlos Tramontina: A Prefeitura disse que tentou, sim, esses recursos federais, mas a burocracia impediu. Faltou boa vontade do governo?
Fernando Haddad: Três mil prefeitos conseguiram. Prefeitos do PSDB, do DEM, do PPS. Será que três mil prefeitos, alguns de cidades com 50 mil habitantes, 100 mil habitantes... Uma cidade com 11 milhões de habitantes. Na verdade, faltou competência da Prefeitura.

Carlos Tramontina: Eu queria falar com o senhor sobre taxas porque quando o senhor trabalhou na gestão Marta o senhor apoiou a criação de taxas polêmicas: a taxa do lixo, a taxa da iluminação. Atualmente o senhor diz que é contra a criação de novas taxas. O que mudou?
Fernando Haddad: Mais do que isso, Tramontina, mudou a arrecadação. Hoje, o prefeito Kassab arrecada três vezes mais do que a prefeita Marta arrecadava. Eu me comprometi a acabar com a taxa de inspeção veicular. Eu acho um papa-níquel absurdo que está sendo feito. Um carro que acabou de sair da concessionária e dentro do prazo de garantia ter de passar por inspeção veicular. Agora, eu fiz um trabalho tão bom na secretaria de finanças que o meu chefe, o secretário de finanças, foi convidado pelo Serra para o seu secretariado quando ele foi eleito prefeito de São Paulo antes de ter renunciado ao mandato.

Carlos Tramontina: Agora, durante a gestão Marta ainda, o senhor participou da mudança da Lei Orgânica do município que reduziu investimento direto em educação. O ensino da cidade não saiu prejudicado?
Fernando Haddad: Nós aumentamos de 30% para 31% a vinculação com educação na época da Marta e eu fui o ministro que mais ampliou o orçamento do Ministério da Educação em toda a história do país. O orçamento do Ministério da Educação simplesmente triplicou nos seis anos que eu estive à frente do ministério. Eu tenho a honra de ostentar esse recorde, de ter sido o ministro que mais investiu em educação da creche até a pós-graduação, sem queimar etapas.
Carlos Tramontina: O senhor criticou muito o comportamento da Polícia Militar no episódio da Cracolândia. O senhor disse que foi uma atuação desastrada e que faltou atendimento para os doentes. O que o senhor faria diferente?
Fernando Haddad: Eu atuaria conjuntamente: repressão ao narcotraficante, mas a população usuária nós temos que dar assistência social e assistência à saude. O que aconteceu na cidade de São Paulo foi que nós espalhamos o crack por todos os bairros e isso não vai acontecer na minha gestão.
Carlos Tramontina: O senhor tem ainda candidato 20 segundos para concluir seu raciocínio.

Fernando Haddad: Olha, fico muito agradecido pela oportunidade que o SPTV nos dá e eu convido a todos a assistir ao nosso programa eleitoral gratuito onde nós estamos fazendo propostas concretas, dentre as quais o bilhete único mensal, que vai conviver com o bilhete único atual, que é de três horas, mas vai permitir ao usuário, com tarifa única mensal, usar indefinidamente durante todo o mês o transporte público de São Paulo. 

Carlos Tramontina:
 Obrigado candidato pela presença no estúdio do SPTV. Muito boa noite.
Fernando Haddad: Boa noite.
 
veja também

Nenhum comentário: