Essa história começa pelo abre-alas, um acoplamento de três carros alegóricos que relembra as origens africanas do País. Em outro carro, a escola quer reunir jogadores de diferentes edições da Copa do Mundo. Segundo o diretor de Carnaval, Louviral Almeida, o desfile foi planejado para ter equilíbrio, sem que um setor se sobreponha aos demais. "Talvez, apenas o primeiro setor tenha um impacto mais forte, porque resgata a africanidade da população. Isso cria um senso de identificação muito grande," acredita Almeida.
A Vai-Vai será a sétima e última escola a desfilar no primeiro dia. Ela deve entrar na avenida às 4h45 (madrugada de sábado), com 4 mil componentes espalhados em 29 alas. A rainha Camila Silva e a madrinha Amanda Françozo acompanharão os 300 componentes da bateria.
Na ala dos convidados, aparece uma figura polêmica: o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, famoso por comandar a operação da PF que prendeu o banqueiro Daniel Dantas. Depois de participar de um ensaio da escola, o delegado confessou ter gostado bastante do samba, e acabou recebendo o convite para fazer parte do desfile no Anhembi. "Mas avisei que quem manda sou eu", brincou Edmar Thobias, presidente da Vai-Vai. "Eu que mando prender e soltar aqui", disse. Na avenida, Protógenes vai usar calça e sapatos brancos e uma bata com temas africanos. Além de Protógenes, a escola deve contar também com a presença do técnico Vanderley Luxemburgo.
A Vai-Vai é a recordista em títulos do carnaval paulista, com 13 campeonatos, o último conquistado em 2008. Para conseguir uma nova vitória, a agremiação preta e branca contou com um orçamento superior a R$ 2 milhões.
História
O calendário da escola em 2010 traz ainda o documentário "Vai-Vai - 80 anos nas ruas" com lançamento previsto para abril. A produção contará a história da escola a partir do depoimento da Velha Guarda, carnavalescos, sambistas e pessoas próximas, como o ministro dos Esportes, Orlando Silva, e a apresentadora Eliana. A direção do documentário é de Fernando Capuano, o mesmo do filme Hotel Atlântico.
Segue a letra do samba-enredo da Vai-Vai:
Vem, meu amor
Quero te ver nessa folia, bis
Vem comemorar
80 anos de alegria.
Eu viajei e vislumbrei essa história
num lindo conto de magia
oitenta páginas de glórias
"orei, mãe África".
Peço licença a seus orixás
a negritude que herdei de ti
me fez vencer tantas batalhas
eu superei guerras e adversidades
e hoje brindo a liberdade
é show de bola essa emoção.
Corta o beque, faz a finta, olé
Majestade soberana, Pelé
A voz do povo que ecoa da favela é Mandela.
O mundo foi jogando na retranca,
o futebol a única esperança.
A democracia e a globalização
deram aos craques supervalorização
e agora o "bixiga" faz a festa
"vão bora" minha escola a hora é essa.
Vai-Vai, celeiro de bambas
Um só coração, a ginga e o samba
A copa realmente hoje é do povo
trazendo de novo
o sonho de gritar "é campeão".
Nenhum comentário:
Postar um comentário